O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais funcionais da cozinha. Justamente por isso, faz muita falta quando algo não vai bem. Um dos problemas mais clássicos é quando o micro-ondas não esquenta, sem motivo aparente.
Imagine sentar para comer e, na hora de usar o aparelho, ele somente ligar e não funcionar? Pois é. Neste conteúdo, você descobre o problema com seu eletrodoméstico e se chegou a hora de consertá-lo.
Afinal, o que pode ser quando o micro-ondas não esquenta? Continue acompanhando para descobrir!
O que fazer se o micro-ondas não esquenta?
Antes de entender como consertar micro-ondas, é válido desvendar o que pode estar acontecendo. Há vários motivos para o equipamento não esquentar, indo desde mau uso até falhas no micro-ondas!
Dessa maneira, separamos alguns dos principais motivos pelos quais o micro-ondas não esquenta. Veja se algum dos casos é o seu.
Problemas na tomada
O primeiro passo antes de assumir que existe algum problema no seu aparelho é verificar se a sua tomada está funcionando. É possível que ela esteja com mau contato, por exemplo, o que impede que o micro-ondas esquente.
Além disso, certifique-se de que a tensão da sua casa e do aparelho são compatíveis. Esse é um erro comum que pode estar te atrapalhando na hora de esquentar os alimentos, sabia?
Se o equipamento liga e o painel acende, você também pode considerar um curto-circuito.
Potência errada
Outro possível impasse para o funcionamento correto do micro-ondas é a potência errada. Alimentos e refeições precisam de níveis diferentes de calor para esquentar completamente, o que pode estar causando o problema.
Dessa maneira, ajuste a potência conforme o seu manual de instruções e veja se alguma coisa melhorou. Caso o micro-ondas ainda não esquente, é provável que esse não seja o real problema.
Falhas na porta ou saída de ar
O micro-ondas é um equipamento composto por vários mecanismos e, por incrível que pareça, a porta tem papel importantíssimo. O eletrodoméstico tem uma trava de segurança que impede o funcionamento de porta aberta. Assim, se o micro-ondas liga mas não esquenta, pode ser que a porta esteja com alguma falha.
É mais comum do que parece, viu? Se a porta do micro-ondas não fecha 100%, é possível que algo esteja atrapalhando o caminho. Nesse caso, verifique atentamente e aposte na limpeza do aparelho a fim de prevenir a evolução do problema.
Já as saídas de ar, na lateral do aparelho, precisam estar livres e sem obstruções para que o micro-ondas funcione adequadamente. Se existir algo impedindo a passagem do vapor, ele pode ficar acumulado dentro do micro-ondas e afetar o aquecimento.
Prato com defeito
Outro elemento fundamental para o funcionamento do micro-ondas é o prato giratório. Caso ele esteja mal encaixado, por exemplo, é possível que esteja impedindo o funcionamento pleno do equipamento. Ah, aproveitando para lembrar que ele precisa ser limpo periodicamente, ok?
Defeitos internos
Por fim, os problemas mais difíceis de descobrir: defeitos internos. Se você já verificou a porta, o prato, a tomada e o micro-ondas continua sem esquentar, o defeito certamente é interno. Dessa maneira, a única saída é acionar um profissional especializado, que dará o melhor diagnóstico possível. Afinal, cada caso é um caso!
Com o passar do tempo, é possível que o interruptor queime ou não alimente mais os componentes de dentro. Outra opção é o fusível estar queimado, ou ainda o micro-ondas já estar no fim da vida útil. Afinal, todo equipamento elétrico um dia para de funcionar.
Conserto de micro-ondas
É difícil aceitar mas, após alguns anos de uso, eletrodomésticos começam a apresentar problemas. Para que todo aquele dinheiro investido não vá embora pelo ralo, é importante garantir manutenção frequente a cada um dos aparelhos.
Ninguém quer ficar sem micro-ondas, não é verdade? Porém, em muitos momentos o aporte financeiro para adquirir um novo equipamento acaba fugindo do orçamento. É para isso que existe o conserto de micro-ondas, garantindo mais tempo de vida ao eletrodoméstico.
Caso precise de atendimento especializado para o seu micro-ondas, certifique-se de contar com um profissional de confiança.
Esperamos que essas dicas sobre micro-ondas que não esquentam sejam úteis! Para mais conteúdos sobre a saúde dos seus equipamentos, continue acompanhando o blog da Buritis Assistência Técnica! Até a próxima.