Air fryer não esquenta, o que pode ser?

A Air fryer é um dos equipamentos mais amados na cozinha, seja pela praticidade ou por dispensar o uso de óleo. Mas, quando a Air fryer não esquenta, bate aquela dúvida: devo consertar ou comprar uma nova?

Bem, o primeiro passo é desvendar o que pode estar comprometendo a função principal do aparelho. Neste post, te explicamos como a Air fryer funciona, como a Air fryer esquenta e o que fazer quanto ela para de esquentar!

Caso siga essas dicas, garantimos que você terá o seu eletrodoméstico novinho em folha em pouco tempo. Vem com a gente e acompanhe!

Como funciona o aquecimento da Air fryer?

A pergunta que não quer calar é: como a Air fryer esquenta? Muita gente tem dúvidas sobre o aquecimento da fritadeira elétrica, se é saudável e como ela funciona sem a adição de gordura. 

No sistema da Air fryer, o ar se agita de maneira bem rápida e de forma circular. Isto é, a alta velocidade eleva a temperatura no recipiente e o ar fica quente. O mecanismo interno, por sua vez, permite que o mesmo ar se distribua por todas as partes do alimento.

Dentro da Air fryer, há uma bobina elétrica e hélices que fazem o ar quente girar dentro da bandeja. Quando o aparelho é ligado, a bobina se aquece e deixa a bandeja quente, o que também aquece e frita os alimentos. 

Nesse momento, as hélices começam a funcionar. O aparelho usa o método de cozimento chamado convecção, sendo usada a própria umidade da comida no preparo.

O que pode estar causando o problema?

O problema com sua Air fryer pode ir desde o mau uso até o longo tempo de uso. De qualquer forma, confira abaixo os principais motivos e avalie se isso está acontecendo com o seu aparelho:

– Temperatura inadequada

O primeiro passo é conferir se as configurações de temperatura estão corretas. Se a Air fryer está ajustada para cozinhar a 40 ºC ou menos, pode parecer que ela não está quente o suficiente. Para corrigir, basta mudar o nível de temperatura manualmente.

– Gaveta semi-aberta

Se a gaveta da Air fryer não estiver completamente fechada, o aparelho não vai funcionar. Dessa maneira, certifique-se de que ouviu o “clique” depois de colocar os alimentos dentro da Air fryer. Isso garante que o calor fique todo contido dentro do recipiente e que a comida ficará quente na medida certa.

– Aquecedor quebrado

É possível, ainda, que o próprio aquecedor do eletrodoméstico esteja funcionando mal. Nesse caso, o ideal é parar de arriscar e contatar um especialista. Somente ele poderá dar um diagnóstico certeiro sobre os problemas com a sua Air fryer. Além disso, usará equipamentos de ponta para solucioná-los.

O que fazer quando a Air fryer não esquenta

Se você já tentou desconectar e reconectar a tomada e nada resolve, chegou a hora de buscar ajuda especializada. Já que a fritadeira usa energia elétrica para funcionar, é fundamental que técnicos treinados avaliem o caso para te orientar da melhor forma possível.

O conserto de Air fryer garante que o aparelho retome a temperatura convencional. Com essa medida, você logo poderá voltar a cozinhar de forma prática e descomplicada, em minutos e de maneira ainda mais saudável!

Ah, e vale reforçar que seguir fórmulas caseiras “milagrosas” pode piorar ainda mais a situação. Tendo isso em vista, não hesite antes de contratar um profissional experiente para dar o tratamento que sua Air fryer merece. 

Na Buritis Assistência Técnica, usamos sempre peças originais para melhor lhe atender. Assim, sua panela elétrica continua com o mesmo desempenho após o conserto.

Conclusão

Agora que você já entendeu o que pode estar errado com a sua Air fryer, siga utilizando nossas dicas. Caso seja necessário, procure ajuda especializada para garantir que o aparelho funcione por muito mais tempo.

Antes disso, no entanto, leia mais uma vez o manual de instruções e obtenha o panorama geral do equipamento. Com isso, é possível que você encontre alguma brecha para explicar o empecilho. 

Sabemos que a fritadeira elétrica é indispensável para quem precisa de agilidade no dia a dia. Portanto, busque o diagnóstico para ter seu aparelho novinho em folha o quanto antes!

Aproveite e confira mais conteúdos úteis para a sua cozinha! Até a próxima.