Forno elétrico ou a gás: qual o melhor?

Cozinhar se tornou uma tarefa mais prática desde que a tecnologia inovou os eletrodomésticos disponíveis no mercado. Com tantas opções de forno elétrico ou a gás, fica até difícil escolher a melhor alternativa para a sua casa, não é mesmo?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que essa decisão vai além da estética. Enquanto o forno elétrico é uma boa pedida para cozinhas menores, é mais fácil de instalar e manter, o equipamento a gás precisa de um encanamento próprio ou espaço para um botijão. Ele também é uma opção segura, pois continua funcionando quando a energia cai. 

Ambos têm benefícios singulares! Dessa maneira, cabe a você optar pelo que melhor atende a demanda da residência. Neste conteúdo, listamos as características de cada modelo e as principais diferenças.

Continue acompanhando.

Forno elétrico

Essa é uma ótima opção para quem deseja um forno movido 100% a eletricidade. Ele pega a energia e transforma em calor, o que permite cozer a comida e preparar receitas deliciosas.

Vantagens: 

Há no mercado modelos de embutir ou não. É possível escolher modelos que atendam apartamentos menores sem problemas! Também é importante ressaltar que ele é mais prático no ajuste da temperatura e mantém o interior quentinho por mais tempo. 

Muitas marcas apostam em timers, uma espécie de “despertador” que avisa quando a comida está pronta. Além disso, há modelos com receitas pré-programadas e recursos super tecnológicos.

Desvantagens: 

Como ele depende completamente de energia elétrica, costuma ter um consumo maior e, consequentemente, a conta sobe. Assim como pontuamos anteriormente, outro problema é quando a luz acaba: será necessário aguardar o retorno para finalizar o preparo. 

Forno a gás 

Vantagens

Esse é o forno mais tradicional, presente em praticamente todas as residências. Como o forno a gás é maior, tende a ser uma alternativa eficaz no preparo de refeições mais elaboradas. 

O forno a gás consome pouca ou nenhuma energia elétrica. Dessa maneira, você tem a segurança de que o equipamento não vai te deixar na mão em caso de queda da energia. O seu bolso também agradece no fim do mês!

Desvantagens:

Caso a sua cozinha seja menor, o tamanho do forno a gás poderá ser um empecilho. Além disso, o modelo requer um pré-aquecimento, então o equipamento pode consumir um pouco mais de gás.

Ao contrário do que acontece com o forno elétrico, você deve prestar atenção extra no ponto dos alimentos. Isso porque o forno a gás não é tão preciso em relação à temperatura de cozimento. Cuidado para não queimar aquele delicioso bolo, combinado?

Principais diferenças

Vamos recapitular se é melhor forno elétrico ou a gás? Veja abaixo as principais diferenças entre os dois tipos de eletrodomésticos:

  • Tamanho: O forno a gás geralmente ocupa mais espaço que o forno elétrico 
  • Uso de energia: Enquanto o forno a gás não depende de energia elétrica, o elétrico é movido 100% a energia
  • Temperatura: O forno elétrico é mais preciso na temperatura que o forno a gás

Resumindo, a escolha deve considerar as demandas da sua casa! Caso a intenção seja preparar refeições maiores para a família, considerar o forno a gás tradicional pode ser uma boa pedida. Caso você preze pela praticidade na hora da instalação e manutenção, o forno elétrico é uma ótima alternativa. 

Conserto de forno: quando é a hora?

Para manter o bom funcionamento do seu forno, seja ele elétrico ou a gás, é importante manter uma rotina de cuidados. Se o equipamento funcionar a gás, por exemplo, nunca se esqueça de respeitar o tempo de pré-aquecimento. 

Outra dica é evitar abrir o forno durante o preparo. Isso permite que o calor continue no interior do eletrodoméstico enquanto a comida assa. 

Com o tempo de uso, é possível que o eletrodoméstico apresente alguma falha. No caso do forno elétrico, ele pode parar de esquentar de um dia para o outro. 

Em algumas situações, é possível solucionar o impasse consultando as instruções no manual do equipamento. Se o problema persistir, pode ser hora de chamar um técnico especializado para o conserto de forno elétrico. 

Além de o equipamento ficar sem esquentar adequadamente, outra possibilidade é que o timer pare de funcionar. Se for o seu caso, não se desespere: o conserto também pode ser a solução! Caso queira saber o que fazer nessa situação, o aconselhável é deixar o aparelho nas mãos de um profissional capacitado para o reparo.