O forno elétrico é uma baita ferramenta para quem deseja cozinhar de forma prática no dia a dia. Com ele, é possível fazer deliciosas receitas que vão desde um bolo até uma carne mais elaborada. Toda essa facilidade acaba quando o forno elétrico não liga. Afinal, o que fazer nesses casos?
Como o próprio nome já diz, esse é um eletrodoméstico que funciona 100% por meio da energia elétrica.
Apesar disso, uma queda de luz não é a única justificativa para o forno elétrico não ligar. Neste conteúdo, te mostramos as principais razões que levam a esse imprevisto. O primeiro passo é não entrar em desespero, combinado?
Continue acompanhando e tire todas as suas dúvidas!
Como funciona o forno elétrico?
Você com certeza já teve um pequeno forno elétrico para esquentar fatias de pizza, pães de queijo e outros alimentos. Mas sabia que, atualmente, há também fornos elétricos um pouco maiores e até mesmo os embutidos?
Pois é. Com uma variedade grande de opções disponíveis no mercado, o forno elétrico é um equipamento ideal para grelhar e assar. Ele não usa chamas abertas, mas sim resistências elétricas que geram o calor, cozendo o alimento de maneira uniforme.
É essa geração de calor que deixa a comida quentinha e pronta para ser saboreada! Uma pequena desvantagem é que, se não tem energia elétrica, o seu forninho pode deixá-lo na mão por alguns instantes.
Forno elétrico não está ligando
Se o forno elétrico parou de ligar repentinamente, há alguns motivos que podem explicar a situação. Nem sempre você precisará comprar um novo eletroportáteis. Então, é importante desvendar a raiz do problema antes de uma decisão drástica.
Veja abaixo:
1) Aparelho desconectado
Pode parecer algo bobo, mas o primeiro passo é checar se o forno elétrico está conectado à tomada. Evite pôr outros equipamentos no mesmo benjamin, pois isso pode sobrecarregar a rede elétrica. Além disso, tome o cuidado de manusear os fios com a mão seca.
2) Cabo de alimentação danificado
Se o cabo de alimentação do forno elétrico está funcionando mal, é possível que o aparelho não ligue. Dessa maneira, preste muita atenção às condições de uso dos fios para evitar problemas como um choque inesperado. Ah, e nunca puxe pelo cabo na hora de desconectar o forninho, beleza?
3) Disjuntor desarmado
Como já mencionamos, para funcionar adequadamente e esquentar as suas refeições, o forno precisa de energia elétrica. Antes de colocá-lo para funcionar, veja se o disjuntor está armado ou desarmado. Caso seja a segunda opção, o posicione adequadamente. Depois, volte a ligar o aparelho na tomada e o prepare para iniciar o aquecimento.
4) Queda de energia
Assim como o disjuntor precisa estar armado, não pode haver problemas no fornecimento da sua energia elétrica. O seu forno elétrico funciona 100% por meio da eletricidade. Por consequência, tanto o seu eletroportátil quanto outros equipamentos da casa vão parar de funcionar temporariamente.
Lembre-se de manusear os fios com cuidado para não levar choques, combinado?
Outros problemas com o forno elétrico
Forno parou de esquentar
O forno elétrico não esquenta? Além das possibilidades que já mencionamos neste conteúdo, outro possível motivo é a resistência queimada.
As resistências são responsáveis pelo aquecimento do forno elétrico. Se uma delas estiver queimada, o equipamento pode começar a apresentar problemas. Assim, faça uma inspeção visual para verificar se há sinais de queima na resistência, como partes danificadas ou escuras.
Além da resistência queimada, outros motivos podem levar o forno elétrico a não esquentar. Alguns deles são: problemas com o termostato, obstruções internas e ajuste de temperatura incorreto.
Timer com problema
O timer do forno elétrico é uma verdadeira ‘mão na roda’ para quem deseja fazer outras atividades domésticas enquanto a comida esquenta. Ou, até mesmo, assistir àquele filme em uma boa companhia! Se a peça “deu pau”, não se desespere.
Caso queira saber mais, veja este conteúdo em que explicamos o que fazer se isso acontecer com você!
Conclusão
Mexer no forno por conta própria, se você não tem experiência, é uma péssima ideia. Afinal, basta um deslize para comprometer ainda mais o funcionamento do eletroportátil! Dessa maneira, não hesite em contatar um profissional capacitado para o conserto de forno elétrico em Belo Horizonte.