Adega não gela? Entenda os principais motivos

A adega é um aparelho utilizado para gelar vinhos e outras bebidas em casa. É uma comodidade tê-la sempre disponível, principalmente quando vamos receber amigos, familiares e confraternizações no dia a dia, tendo acesso a bebidas geladinhas a qualquer momento. Mas, e quando a adega não gela?

Devido ao tempo de uso, é normal que uma hora ou outra a adega não funcione direito como deveria. Por isso, é importante investigar e saber o que está acontecendo com o seu aparelho para consertá-lo. Acompanhe a seguir!

Principais funcionalidades de uma adega

Para que o aparelho funcione corretamente e não dê dor de cabeça, é preciso observar os detalhes, se a temperatura está adequada e as bebidas geladas. Quando se dá essa atenção aos produtos eletrônicos em casa, fica mais fácil saber quando a adega não gela direito. Nesse sentido, as principais funções de uma adega são: 

  • Protege a bebida do calor externo
  • Possui iluminação interna adequada para não aquecer a bebida
  • Regulação da temperatura ideal, entre 14 °C e 17 °C (dependendo do tipo de vinho, tinto, rosé ou branco) 
  • Proteção contra quedas e trepidações das garrafas ou latas de bebidas
  • Controle de umidade 
  • Possibilidade de as garrafas ficarem sempre na horizontal, facilitando a conservação da bebida e evitando a oxidação
  • Sistema termoelétrico ou digital  

Além desses pontos, é importante ressaltar que a adega precisa estar em um ambiente fresco e longe da luz solar, justamente para não prejudicar o funcionamento do aparelho e o aquecimento das bebidas em sua parte interna.

Tipos de adega 

Basicamente, existem dois tipos de adega: as de compressor e as termoelétricas. Conhecendo as principais características de cada uma, fica fácil identificar como o seu aparelho funciona e assim perceber qualquer anormalidade. Listaremos as características dos dois tipos de adegas a seguir: 

Com compressor

Esse modelo assemelha-se com uma geladeira, só que bem menor. Ela usa a eletricidade que ativa o processo de resfriamento interior, fazendo o ar quente sair e o frio se manter no compartimento onde ficam as garrafas. 

Termoelétrica

Como o nome mesmo diz, esse modelo funciona através da troca de calor da parte interna e externa (calor externo) com uma placa de cerâmica. Nesse sentido, a adega consegue manter a temperatura interna a 10 °C sem precisar da energia elétrica constante.

Por que a minha adega não está gelando?

Existem várias causas para uma adega que não gela, por isso, vamos listar algumas delas a seguir.

Tensão elétrica variável 

Quando a energia elétrica não é constante, a adega não consegue manter a temperatura corretamente por muito tempo, correndo o risco de queimá-la. 

Se isso está acontecendo com a sua adega, não hesite em chamar um profissional qualificado para analisar o problema e resolvê-lo, tanto para prevenir que o aparelho estrague, como também que aconteça um curto-circuito na rede elétrica da residência.

Vazamento de gás no compressor

No modelo de adega com compressor é preciso que o aparelho não fique sem funcionar por muito tempo, pois isso pode gerar uma desregulação do termostato e assim ela não gela direito. 

Em outros casos, se a adega não for armazenada ou usada adequadamente, pode ocorrer um vazamento de gás, e nesse caso, é necessária a ajuda de um profissional. A limpeza periódica no aparelho também é importante para a conservação da sua adega.

Adaptadores 

Os adaptadores de tomada precisam ser compatíveis com a adega, a fim de não permitirem o escape de energia e assim o aparelho não gela direito. Para fazer um teste, desligue o aparelho da tomada e tente trocar o adaptador ou ligá-la em outra tomada. 

Se o problema persistir, consulte um profissional para analisar a situação e resolver o problema da baixa energia. 

Algum componente defeituoso

As adegas mais leves possuem cooler e placas específicas, componentes que facilitam o resfriamento do aparelho. Nesse sentido, se um item não funciona direito, isso faz com que as bebidas não gelem corretamente. 

Todos os problemas que listamos aqui podem ser consertados, desde que sejam analisados por um profissional qualificado e assim resolver o problema da adega que não gela. Algumas situações são bem fáceis de solucionar, sem a necessidade de comprar uma adega nova. 

Se esse é o seu problema, entre em contato conosco e agende uma avaliação dos nossos profissionais! A Buritis Assistência Técnica está à sua disposição para consertar o seu aparelho e fazer com que ele dure por mais tempo.