A lava e seca é um eletrodoméstico super completo para quem deseja inovação e praticidade. Além de facilitar a rotina em casa, ela entrega as roupas sequinhas e prontas para o uso. Como é um aparelho relativamente novo no mercado, muitas pessoas têm dúvidas sobre como limpar lava e seca. E então, como proceder?
Separar um tempinho para a limpeza externa e interna do seu eletrodoméstico é uma tarefa mais que importante. Fiapos e resíduos tendem a se acumular lá dentro e, com o tempo, podem danificar a lavadora. Sendo assim, manter uma rotina de cuidados faz toda a diferença.
Quer saber como fazer a limpeza da lava e seca aí na sua casa? Então, continue acompanhando este conteúdo!
Limpeza do tambor
Para garantir o pleno funcionamento da lavadora, é importante dedicar uma atenção ao tambor a cada 30 ciclos. Essa prática ajudará a eliminar fiapos de roupas e restos de produtos no interior.
Primeiro, garanta que a máquina esteja vazia. Depois, abra a gaveta e adicione 500 ml de água sanitária. Clique no programa mais longo de lavagem com água quente, e prontinho!
Em muitos modelos, há programas especiais para lavar o tambor. Então, a recomendação principal é ler o manual de inscrições para conferir se é o caso do seu aparelho.
Limpeza da borracha da lava e seca
Outra peça importante é a borracha da lavadora. O usuário deve tirar os resíduos dela após cada ciclo, já que os fiapos de roupas e restos de produto tendem a se acumular.
Pegue um pano e o umedeça com água e sabão neutro. Logo em seguida, dê leves esfregadas na borracha de vedação por toda a extensão dela. Então, é só limpar cada espacinho para garantir que não fique nenhum resíduo!
Se a sujeira for muito pesada, faça uma misturinha de água e vinagre branco de álcool. Pegue um pano limpo, molhe nesse líquido e depois remova o que ficou faltando. Use outro pano, desta vez seco, para finalizar.
Limpeza da gaveta de produto
Seja na lava e seca ou na máquina tradicional, a gaveta merece cuidado especial. Isso porque é lá que o sabão e amaciante ficam acumulados após a lavagem. A melhor solução é mantê-la limpa após cada ciclo para evitar o acúmulo de produto.
O primeiro passo é tirar o dispenser e lavar com água corrente. Depois, use uma escova de dentes velha para tirar o resto de produtos. Se estiver muito difícil, use a mesma misturinha de água com vinagre branco. Também limpe o local onde a gaveta fica encaixada, ok? Seque tudo com um pano limpo.
Limpeza do filtro
A cada dois ou três meses, você deve limpar o filtro de drenagem para evitar que ele entupa. Na lava e seca, essa peça costuma ficar dentro de um compartimento na parte frontal do aparelho.
Para fazer a manutenção, abra a porta desse compartimento e coloque um recipiente por baixo. Na sequência, afrouxe o filtro para escoar a água da lavadora que fica no interior. Puxe o filtro para fora do equipamento, rodando-o no sentido anti-horário. Em seguida, lave com água corrente e elimine todos os resíduos. Use uma escovinha caso precise esfregar.
Caso consiga, também limpe o impulsor da bomba. Depois que o filtro estiver completamente limpo, é só posicioná-lo novamente e tampar o compartimento. Por último, feche a porta.
Limpeza externa
Até aqui, você já viu como limpar lava e seca por dentro. A limpeza externa também merece atenção! Pegue um pano e molhe em uma mistura de água morna e detergente neutro. Em seguida, passe a solução na estrutura do aparelho.
Basta usar um pano seco macio para retirar o excesso de produto. E preste atenção ao painel para não prejudicar o funcionamento dos recursos, ok? Nessa parte da lavadora, você precisa ter ainda mais cuidado ao passar o pano, que deve estar levemente úmido.
Depois que finalizar a limpeza, você já pode ligar a lava e seca na tomada novamente.
A lava e seca não funciona: o que fazer?
Como todo eletrodoméstico, sua lava e seca pode apresentar algum defeito ao longo do tempo de uso. Saiba que não é o fim do mundo! Antes de procurar uma nova lavadora, pense no melhor custo-benefício.
O conserto de lava e seca é um ótimo caminho para descobrir se é realmente necessário gastar com um novo aparelho. Com uma assistência técnica especializada, o usuário tem um diagnóstico certeiro sobre o que há de errado. E, é claro, como alcançar uma solução. Não hesite em procurar ajuda para a sua lavadora.