Fazer compras no supermercado é uma rotina diária, onde é preciso equilibrar o orçamento familiar e observar os preços dos produtos, escolhendo sempre as melhores opções e evitando o desperdício de alimentos na geladeira.
Vamos listar a seguir dicas simples e práticas para você utilizar melhor os alimentos e otimizar a sua rotina. Vamos lá?
Dica 1: faça uma lista de compras realista
A primeira dica para reduzir o desperdício de alimentos na geladeira começa antes das compras, fazendo uma lista realista com todos os itens que você precisa comprar, considerando a necessidade e rotina da família.
Se todos trabalham fora e não almoçam em casa durante a semana, não faz sentido comprar muitas frutas e verduras perecíveis de uma só vez.
Dica 2: fique de olho na validade dos produtos
Comprar produtos na promoção é algo atrativo por conta do preço, mas se não forem consumidos rapidamente, acabam se perdendo. Então, para não desperdiçar alimentos, o ideal é ficar de olho na data de validade dos produtos, em especial os laticínios.
Dica 3: comprar por mês ou por semana?
Depende da necessidade. Se uma pessoa recebe o salário mensalmente e consegue se organizar para fazer compras por mês, ótimo, mas para uma pessoa autônoma, comprar por semana é uma realidade adequada.
Lembrando que não existe certo e errado, mas sim que cada família precisa mapear a sua necessidade e adequar-se à ela, pensando em reduzir o desperdício de alimentos na geladeira.
Dica 4: fique atento (a) às promoções
Como mencionamos anteriormente, comprar produtos na promoção é extremamente atrativo, mas é preciso ter cuidado para não adquirir itens que acabam se perdendo depois. É importante então:
- Verificar se já não há esse produto em casa
- Se o alimento será consumido até a data de validade disposta na embalagem
- Se o preço realmente compensa (geralmente as promoções apresentam dois produtos pelo preço de um só, etc)
- O item está em sua lista de compras do mês / semana?
Dica 5: armazene os alimentos corretamente na geladeira
Compras feitas, é hora de armazenar os produtos corretamente na geladeira. Separe os perecíveis primeiro, colocando-os mais acima nas grades do refrigerador e outros na gaveta (frutas, verduras).
Os laticínios (leite, manteiga, requeijão, queijo) precisam ser dispostos na parte de cima da geladeira (mais próximo do freezer).
No caso de molhos e temperos prontos (catchup, molho de tomate, maionese), se ainda não foram consumidos, mantenha-os em local seco, longe de umidade ou calor. Se já foram abertos, mantenha-os na geladeira.
Dica 6: congele as sobras de alimentos, aproveite-os ao máximo
Muitas pessoas preparam as suas refeições da semana e as colocam em marmitas no freezer, descongelando à medida em que consomem.
Essa é uma boa opção para evitar o desperdício de alimentos da geladeira e claro, otimizar o tempo de preparo das refeições durante a semana. Mas, para quem prefere preparar tudo fresquinho no dia, é preciso:
- Medir corretamente a quantidade de alimento a ser preparado para toda a família
- Congelar as sobras de alimentos (arroz, feijão, algumas verduras e legumes) para que possam ser consumidos depois
- Separar as carnes em porções no freezer
Alguns alimentos não podem ser congelados, tais como: couve, alface, tomate e maçã, pois ficam extremamente moles e impróprios para consumo.
Dica 7: não descarte um alimento imediatamente
Quando um alimento está muito maduro, no caso das bananas e maçãs por exemplo, é natural que apresentem uma casca com manchas escuras. Isso nem sempre significa que o alimento está perdido, apenas que amadureceu demais.
Nesses casos, não é necessário descartar o alimento imediatamente! Consuma-o rapidamente, seja preparando um bolo, uma vitamina ou comendo-o com cereais.
Dica 8: limpeza periódica da geladeira e gestão dos alimentos
A limpeza periódica da geladeira precisa ser feita quinzenalmente ou conforme a necessidade da família, ajustando a temperatura interna de acordo com o ambiente (mais quente ou frio).
Em seguida, é necessário dar uma geral na geladeira e consumir os alimentos que estão ali, evitando o desperdício. Ao invés de comprar uma pizza, que tal fazer um mexido com a comida deliciosa que sobrou do almoço do dia? Assim, você otimiza o seu dinheiro no preparo das refeições.
Mas, se o motivo para os alimentos se perderem na geladeira é algum defeito no aparelho, a Buritis Assistência Técnica vai te ajudar! Clique aqui e agende uma avaliação dos nossos profissionais!