Manutenção preventiva lava e seca: economize dinheiro e evite problemas

Se você tem uma máquina lava e seca em casa, já sabe que o eletrodoméstico oferece soluções bem práticas. O problema mesmo é quando ela para de funcionar, não liga ou apresenta outros defeitos. Para evitar que isso aconteça, a recomendação é investir em uma manutenção preventiva de lava e seca. 

Usar produtos bons e fazer a limpeza periódica do aparelho já ajuda muito. Apesar disso, deixar para resolver o problema somente quando ele aparece é uma decisão ruim. 

Quer saber como prolongar a vida útil da sua lava e seca? Neste conteúdo, te explicamos como certas práticas e a manutenção profissional atuam como aliados nesta missão. Continue acompanhando e tire todas as dúvidas em relação ao tema!

Por que comprar uma lava e seca?

Antes de mais nada, qual o benefício de ter uma lava e seca? O aparelho doméstico é muito versátil, justamente por ter duas funções em um só. Com ele, você não perde tempo estendendo roupas no varal ou, pior ainda, torcendo no tanque. 

A lava e seca cabe em apartamentos ou casas menores, além de liberar tempo para o investimento em outras atividades. O design é outro ponto chave, já que a maioria das marcas capricham nos painéis e aparência externa. 

Outra vantagem é a versatilidade. Afinal, os recursos estão disponíveis de várias formas. É possível usar somente a lavagem ou somente a secagem, sabia? A lavadora ainda tem regulagens específicas para cada tipo de peça, tornando a experiência completa. 

Um dos pontos negativos é o preço, que muitas vezes acaba sendo superior ao da máquina convencional. Se você está pensando em comprar uma máquina comum e uma secadora, o custo-benefício vale a pena.

Manutenção preventiva da lava e seca

Quando compramos um eletrodoméstico novo, demoramos um pouco para “pegar o jeito”. Mas saiba que, desde o começo, investir na manutenção preventiva de lava e seca é uma decisão assertiva. Veja abaixo algumas dicas para fazer sua lavadora durar mais tempo.

Atenção aos produtos

Seguir a recomendação do fabricante quanto ao tipo de sabão e amaciante é fundamental. Cada lavadora, seja máquina de lavar ou lava e seca, tem orientações próprias que podem influenciar na qualidade da lavagem. Algumas marcas aconselham sabão líquido ou em pó de primeira linha, por exemplo. 

Utilize os dispensers corretamente. Em excesso, o sabão pode comprometer peças bastante importantes do eletrodoméstico, como o ventilador responsável pela secagem. Ao longo dos meses, esse acúmulo prejudicará o funcionamento e demandará assistência.

Distribua bem as roupas

Outra dica é tomar o cuidado de distribuir as roupas dentro da lavadora. Isso permitirá que o tambor funcione da maneira adequada e “bata” as peças sem problemas, de maneira igualitária. Muitas vezes, deixar as roupas mais pesadas apenas de um lado pode levar a vazamentos e trepidações.

Limpeza da lava e seca

Limpar o eletrodoméstico é essencial. Deve-se prestar atenção ao tambor, à borracha de vedação, à gaveta onde os produtos ficam e, é claro, ao filtro de detritos. Desse jeito, você também evita o acúmulo de bactéria e mofo.

Tire uma vez a cada dois meses para conferir se tudo segue dentro dos conformes. Caso exista o acúmulo de fiapos, cabelos ou outras sujeiras dentro da lavadora, ela pode até parar de funcionar. Ah, e não se esqueça de conferir as mangueiras de entrada e saída da água!

Também dedique uma atenção periódica à limpeza da parte de fora. Afinal, um aparelho com design tão bonito deve estar sempre “nos trinques”, não acha? 

Manutenção profissional periódica

Como diz o ditado, prevenir é melhor que remediar! É provável que comprar uma nova lava e seca pode prejudicar o seu bolso. Dessa forma, gaste menos com a manutenção preventiva do eletrodoméstico.

Com profissionais competentes, o equipamento estará em boas mãos. Como o aparelho tem funções mais complexas, a importância de realizar esse acompanhamento é ainda maior. 

Caso a sua lava e seca apresente algum defeito, procure ajuda especializada para um diagnóstico certeiro. Evite tentar resolver a questão por conta própria, pois uma decisão errada pode piorar ainda mais o impasse.

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, a manutenção preventiva da lava e seca é o melhor caminho para evitar dores de cabeça. Leve sua lavadora a uma assistência técnica especializada, uma vez ao ano, e fique despreocupado!

Caso seja realmente necessário, os profissionais responsáveis poderão realizar o conserto de lava e seca com tranquilidade. Assim, você terá seu aparelho de volta em poucos dias. Seu bolso e saúde mental agradecem!