Antigamente, quem lavava roupas precisava torcer as peças e esperar um longo período até a secagem. Com a modernidade dos equipamentos, surgiu a centrifugação. Nesse processo, que finaliza o ciclo de lavagem, o excesso de água é removido e as roupas ficam apenas úmidas. Mas o que fazer quando a máquina de lavar não centrifuga?
Bem, primeiro é importante dizer que nem toda lavadora conta com a função. Se você optar pelo tanquinho, por exemplo, o trabalho é feito manualmente. Apesar disso, o que mais encontramos à venda são máquinas de lavar roupas com o recurso. Quando ele não funciona, pode causar decepção e até mesmo desespero em quem já criou costume.
Vamos descobrir o que está causando o problema?
Como funciona a centrifugação?
Se a máquina de lavar não centrifuga, o primeiro passo é identificar o obstáculo. O problema é mecânico, elétrico, de uso?
Antes de mais nada, é importante dizer que o funcionamento depende de vários fatores que conversam entre si. Para que todas as etapas sejam concluídas com sucesso, há peças e motores que agem em sincronia.
Imagine que você aperta o botão para o ciclo começar. A lavadora começa a encher de água e, conforme o nível escolhido, para de encher em determinado ponto. Depois disso, com as peças já submersas, o motor liga e começa a funcionar. Ele vai alternando o sentido dos giros para que as roupas batem lá dentro, o que, aliado aos produtos, garante a limpeza.
Na etapa seguinte, uma espécie de bomba “suga” a água, esvaziando o tambor. Ao final de todas as repetições, é que a centrífuga entra em ação. É comum ouvir um barulho bem alto, já que a agitação lá dentro se torna mais intensa.
O que fazer se a máquina não centrifuga?
É comum que o seu eletrodoméstico apresente esse e outros impasses, com o passar do tempo e o desgaste das peças. Caso isso aconteça, é fundamental buscar ajuda para que a lavadora volte a funcionar perfeitamente. Assim, você economiza tempo e energia!
Separamos abaixo alguns dos possíveis problemas. Veja o que fazer se a máquina de lavar não completa ciclos de lavagem:
1) Tampa aberta
Pode parecer bobo, mas a primeira coisa a se fazer é confirmar se a porta da lavadora está fechada. A máquina tem um dispositivo que interrompe o funcionamento para evitar acidentes caso a porta abra. Você pode identificá-lo por meio de um ruído alto.
2) Falta de energia
Confira se, por acaso, há picos de energia prejudicando o funcionamento da máquina de lavar. Nesses casos, pode acontecer de o disjuntor estar desarmando ou a voltagem da tomada não ser adequada. Se a máquina não centrifuga, o motivo pode ser a instabilidade na luz.
3) Aguardo de comando
Muitas máquinas de lavar operam conforme as orientações dos botões. Dessa forma, é possível que o eletrodoméstico espere o usuário selecionar algum comando para continuar a lavagem. Há casos ainda em que é necessário mexer na configuração para que o trabalho ocorra sem intervenção manual.
4) Problema na mangueira
Se a máquina de lavar está com defeito, o obstáculo pode estar na mangueira. A peça pode estar alta demais, entupida, torcida ou até mesmo em “caracol”, dificultando o escoamento da água da lavagem. Consequentemente, haverá problemas na hora da centrifugação.
5) Motor de transferência com defeito
O obstáculo também pode ser mecânico. Se o motor de transmissão estiver com o funcionamento ruim, é possível que a máquina faça ruídos e o cesto pare de rodar corretamente. A origem do impasse pode ser no câmbio ou capacitor, por exemplo. Dessa forma, será impossível bater as roupas em alta velocidade como na centrifugação.
6) Botão desgastado
Com o tempo de uso, é possível que alguns botões da máquina de lavar percam força devido à pressão de apertar. Caso esse desgaste não permita a seleção adequada dos recursos, a placa interface pode queimar. Você provavelmente precisará de ajuda de um técnico especializado para substituir a peça.
Quando contratar uma assistência técnica?
O problema com a máquina de lavar é um simples ajuste ou parece algo mais complexo? Se o problema for mecânico ou elétrico, entrar em contato com uma assistência técnica especializada é a chave para a solução. Com profissionais especializados no conserto de máquina de lavar, seu equipamento está seguro.