Se a sua máquina de lavar não para de encher de água, é sinal de que algo vai mal. Esse é um incômodo real, já que ninguém merece pôr as roupas no equipamento e encontrar a casa debaixo d’água.
Apesar do imprevisto, é possível reverter o quadro e ter a sua lavadora de volta. Para isso, você precisará identificar o problema para, na sequência, solucioná-lo. Antes de mais nada, é importante avaliar o nível de expertise necessária para o conserto de máquina de lavar.
Quer saber o que fazer quando a lavadora não para de encher? Então, continue acompanhando este texto e encontre as respostas!
Qual o problema com minha máquina de lavar?
Se você usa máquina de lavar no dia a dia, sabe que existem níveis de água conforme a quantidade de peças. Imagine que você liga a lavadora, escolhe o programa de lavagem e coloca poucas roupas lá dentro. O nível escolhido seria o de menos água, correto?
Imagine que o ciclo está pronto para começar. Você já colocou o sabão em pó, amaciante e tudo que tem direito no interior do eletrodoméstico. Só que, em vez de encher proporcionalmente à quantidade de roupas, a lavadora enche até transbordar.
Pressostato com defeito
Se você notar que a máquina está enchendo até transbordar ou que está enchendo mais que o normal, não se desespere. Nesses casos, é possível que o pressostato, espécie de sensor que controla o nível da água, esteja falhando. Ele é responsável por garantir que a lavadora encha de água adequadamente, sem que transborde.
É a pressão da água que o aciona. Conforme a água sobe de nível lá dentro, exerce uma pressão cada vez maior no sistema. Assim, em dado momento, a máquina fecha a entrada de água.
Válvula de água com problema
Outro problema com a sua máquina de lavar pode ser a válvula de entrada de água, que funciona como uma torneira elétrica. Ela fica na parte de trás do aparelho e controla quando a água entra ou para de entrar.
Com o desgaste do eletrodoméstico, é possível que uma das entradas fique obstruída. A máquina de lavar, então, pode encher e transbordar ao mesmo tempo que entra na fase de agitação durante a lavagem. Um detalhe é que isso acontece mesmo sem energia.
Além do tempo de uso, isso pode ocorrer devido a pequenos fiapos de roupa ou até mesmo sabão em pó. O recomendável, nesse caso, seria trocar essa peça por uma nova.
Conserto de máquina de lavar
Mesmo com a origem do problema solucionada, contar com uma assistência técnica de confiança é a melhor opção para a máquina de lavar com defeito. Isso porque o diagnóstico precisa ser certeiro a fim de que não surjam ainda mais problemas no eletrodoméstico.
Já pensou investir energia e tempo no conserto de máquina de lavar e ainda assim continuar com o obstáculo? Pois é. Muitas vezes, o serviço não será tão simples como apenas trocar uma mangueira ou ajustar a torneira que leva água à máquina.
Um técnico profissional certamente saberá encontrar tudo de errado com a lavadora e consertá-la com ótimo custo benefício.
Além disso, outra vantagem é que você evita gastar dinheiro com um eletrodoméstico novo. Assim, considere o que é melhor para o seu bolso e rotina!
Máquina de lavar não enche: como proceder?
Além dos casos em que a máquina enche demais, há também as lavadoras que param de encher. Assim como o defeito anterior, esse acaba sendo um problema para quem precisa do eletrodoméstico a postos no dia a dia. E então, o que pode ser? O que fazer se acontecer na sua casa?
É possível que a mangueira da sua lavadora esteja mal posicionada, impedindo que a válvula transporte a água por completo. Além disso, outro fator é a limpeza dos filtros, que podem estar entupidos com fiapos de roupas e até mesmo outras sujeiras. Se a câmara de pressão estiver bloqueada, o ar também acaba preso e a máquina não enche de água.
Quer saber o que fazer quando a lavadora não enche? Clique aqui! (linkar).
Saiba também o que fazer quando a máquina de lavar está vazando. Até a próxima e boa leitura!