Micro-ondas com defeito: comprar um novo ou mandar consertar?

Um micro-ondas com defeito certamente é algo que atrapalha o dia a dia, principalmente de quem tem a vida corrida e precisa constantemente utilizar o aparelho. É comum que ele pare de ligar repentinamente, que pare de aquecer ou até mesmo que o prato não gire mais. Nessas horas, surge a dúvida entre comprar um novo ou mandar consertar o micro-ondas. 

Se o problema for simples, como troca da lâmpada interna, substituição do fusível (dispositivo de segurança que tem como função cortar o fluxo de uma corrente elétrica quando ela é muito intensa) ou se a plataforma giratória deu defeito, peças como essas podem ser facilmente substituídas em casa.

O importante é lembrar de se proteger com o auxílio de luvas antiestáticas e antichoques para descarregar o capacitor de alta-tensão antes de mexer no micro-ondas. Confira abaixo uma lista de situações em que o reparo pode ser feito em casa ou que será preciso procurar por um especialista em conserto de micro-ondas. 

Micro-ondas não esquenta: o que pode ser?

Existem diversos motivos para um micro-ondas não esquentar, podendo variar desde um defeito no magnetron até uma simples falha na forma de utilizar o aparelho. Até mesmo o desgaste causado pelo uso contínuo do eletrodoméstico pode fazê-lo parar de esquentar. 

Micro-ondas não esquenta: como resolver

Um dos primeiros passos nos casos de micro-ondas que não estão esquentando é checar a alimentação de energia. Isso mesmo, por mais simples que essa medida pareça, é importante conferir se o plugue do micro-ondas está devidamente conectado na tomada, ou se o disjuntor está armado.

Curtos circuitos na tomada também podem ser os causadores desse tipo de defeito no micro-ondas. Nesse caso, é importante trocá-las. Agora, se o painel do aparelho chega a ligar e apresentar sinais sonoros, é possível que o eletrodoméstico esteja com energia, porém, insuficiente para funcionar completamente, ou seja, para esquentar. 

Em casos como esse, a tensão na rede elétrica pode estar inferior à necessária para o desempenho do eletrônico. Mas não se preocupe, é normal acontecerem oscilações de tensão na rede, principalmente nos horários de pico. 

Micro-ondas não liga: principais motivos

Se o seu micro-ondas está com defeito na hora de ligá-lo, o primeiro passo é checar o fusível. Essa peça pode ser facilmente encontrada em locais especializados em conserto de micro-ondas ou de eletrônicos em geral. Geralmente, o tipo de fúsivel de cada micro-ondas fica descrito no manual de uso. 

“Troquei o fusível e meu micro-ondas ainda está com defeito, o que fazer?”. Bom, nesse caso, uma das alternativas é que o interruptor da porta esteja com problema. Para verificar, retire a capa protetora externa do aparelho e o painel frontal, e verifique a mola e a trava do interruptor para checar se as peças estão se encaixando corretamente na porta. Se o defeito estiver aí, substitua-as por modelos novos (e idênticos).

Porém, se nenhuma dessas alternativas resolverem o problema do micro-ondas, o melhor a se fazer é procurar por uma empresa de assistência técnica focada em conserto de micro-ondas.

Micro-ondas com defeito: hora de comprar um novo?

Alguns defeitos que o micro-ondas apresenta acabam não sendo resolvidos com um conserto em casa ou com uma manutenção especializada. Assim, tudo indica que é hora de comprar um aparelho novo. Confira abaixo cinco indícios de que seu micro-ondas está “pedindo por outro”. 

O alimento demora para esquentar

Quando o alimento demora para esquentar no micro-ondas com defeito, é porque o magnetron está começando a se desgastar. Essa peça é a responsável por formar as ondas magnéticas do aparelho. 

Dessa forma, é importante testar se esse é mesmo o problema, colocando uma xícara de água por dois minutos no eletrodoméstico. Se a água não evaporar, significa que o problema está no magnetron, e que é hora de comprar um novo micro-ondas. 

O painel do micro-ondas não funciona

Limpou o teclado numérico e tentou trocá-lo num especialista em conserto de micro-ondas, e mesmo assim a peça ainda está emperrando? Bem, significa que está na hora de trocar seu micro-ondas!

O micro-ondas faz barulho de cortador de gramas

Esse tipo de defeito no micro-ondas é grave e pede pela substituição. Sons altos e ruídos barulhentos, semelhantes ao de um cortador de grama, geralmente indicam que o eletrônico está com problema no diodo de potência ou no condensador de alta tensão. Tais peças são caras para serem substituídas, portanto, vale a pena investir em um eletrodoméstico novo. 

Porta com juntas desgastadas

A porta do micro-ondas pode ficar com as juntas desgastadas por causa do vazamento de radiação que acontece no aparelho. Caso não seja possível trocar no conserto de micro-ondas, pensar em adquirir outro é uma boa opção. 

Tem mais de 10 anos de uso

A idade chega para todos, até para os micro-ondas! O tempo de vida útil desses eletrônicos é de 10 a 12 anos, dessa forma, se seu micro-ondas tem esse tempo de uso e começou a ficar com defeito, o mais indicado é a troca por um novo. 

Se seu aparelho está precisando de assistência especializada, procure uma empresa de conserto de micro-ondas em BH e não tente mexer sozinho.