O painel do microondas não funciona: veja quais os principais motivos

Os equipamentos eletrônicos presentes no nosso dia a dia muitas vezes apresentam defeitos, com o passar do tempo e com a utilização do equipamento. Neste artigo, vamos trazer alguns motivos do porque o painel do microondas não funciona.

As causas são variadas e podem mudar em razão da marca do aparelho. Vale um alerta: caso não consiga reparar o microondas com defeito ou não encontre o problema, procure uma assistência técnica. Leia até o fim para descobrir as causas e descobrir quem pode consertar o aparelho.

Por que o painel não funciona?

Os aparelhos eletrônicos são cheios de fios e peças, que se desgastam pelo uso e podem causar problemas no funcionamento dos equipamentos. O painel do microondas tem as teclas e o visor que registra o tempo de preparo do alimento.

Com o problema, fica difícil ou, até mesmo, impossível utilizar o microondas. Vamos trazer hoje as principais causas desse problema.

Teclas

Uma das possíveis causas para o painel do microondas não funcionar pode ser o desgaste da membrana do equipamento, que é a peça composta pelas teclas e pelo relógio do aparelho.

A membrana de micro-ondas é uma película de poliéster que ajuda o usuário do aparelho a escolher o tempo, velocidade, potência, horário e outras ações. Se as teclas não funcionam, o painel também não opera. A peça é ligada ao aparelho com um conector, chamado flap.

Assim, a membrana do microondas precisa ser trocada quando as teclas do eletrodoméstico já estão gastas e falhas, ou seja, quando há dificuldade em escolher as funções do aparelho. Já que, a peça impacta diretamente no funcionamento do equipamento.

Isso costuma ocorrer durante estações úmidas, quando o circuito elétrico do material tem maiores chances de oxidar. Com isso, a peça apresenta problemas no funcionamento.

Então, preste atenção ao ligar o aparelho, para verificar se existem problemas de funcionamento por causa de falhas no painel principal. O cuidado deve ser redobrado no período chuvoso, já que esses componentes podem ficar úmidos demais.

Em alguns casos, retirar a membrana e secá-la elimina o problema. Entretanto, a substituição dessa peça é fundamental quando a manutenção não funciona, pois afeta o funcionamento e pode atingir também a placa de potência, causando outros problemas.

Fusível

O fusível também é uma peça que pode afetar o funcionamento do painel e de todo o microondas. Ele é um dispositivo de segurança que tem a função de cortar o fluxo de uma corrente elétrica quando ela é muito intensa.

O corte é o que vai proteger a instalação elétrica e a casa de um curto-circuito. Portanto, caso o seu microondas não esteja ligando, uma das primeiras coisas que você deve verificar é essa peça.

O fusível pode ser substituído facilmente. Basta abrir o microondas, seguir o cabo de alimentação e encontrar a peça. Ela deve ser trocada por outra, idêntica à original. O manual do aparelho descreve o tipo de fusível utilizado.

Após adquirir a nova peça, basta realizar a troca normalmente, colocar a “caixa” de metal e religar o aparelho para testar. Se, no momento em que você for verificar o fusível, ele estiver em perfeitas condições, com as lâminas intactas, o problema pode ser outro.

Entre eles, o interruptor da porta. Nesse caso, para testá-lo, é necessário retirar a capa protetora externa do eletrodoméstico e o painel frontal. Depois, verifique a mola e a trava do interruptor para ver se as peças estão encaixando perfeitamente na porta.

Caso as peças não estejam funcionando de modo correto, elas devem ser trocadas por partes idênticas.

Outros problemas no microondas

Além dos problemas no painel, o microondas pode ter o funcionamento afetado por outras partes. O prato giratório é uma delas, quando a peça não gira corretamente e o alimento não é aquecido.

Uma das primeiras coisas que devem ser observadas é o anel giratório que sustenta o prato, dentro do microondas. Isso porque restos de comida podem cair durante o aquecimento dos alimentos e acumular na peça, causando dificuldade no movimento giratório. Nesse caso, uma limpeza simples resolve o problema.

Além disso, usar um prato giratório maior do que o original do aparelho também pode afetar o aquecimento dos alimentos e o funcionamento do eletrodoméstico. Ainda, colocar uma quantidade grande de comida, de uma única vez, também impede o funcionamento adequado do microondas.

Caso o seu microondas continue com problemas, você precisa contratar uma assistência técnica para consertar o aparelho. A Buritis Assistência Técnica vai te ajudar. Os técnicos da empresa reparam equipamentos de diversas marcas, basta ligar no (31) 3281-7161 para solicitar um orçamento e consertar o microondas.