Purificador parou de gelar: o que poder ser?

Como é bom ir à cozinha, pegar um copo de água bem gelada para se refrescar durante o dia ou à noite. Mas, em um dia comum você percebeu que o purificador parou de gelar, o que fazer?

O primeiro ponto é mapear os possíveis defeitos e causas do problema e o segundo é encontrar as soluções, seja consultando o manual do aparelho e até mesmo um profissional qualificado. Entenda mais sobre o assunto a seguir, boa leitura!

Por que o purificador parou de gelar?

Nada incomoda mais do que um purificador que não funciona em casa, não é mesmo? Além da dor de cabeça, encontrar as possíveis soluções para resolver o problema pode ser simples ou mais complicado, dependendo de cada caso. Listamos a seguir as principais causas e soluções para o purificador com defeito: 

Descartando barreiras simples que impedem o aparelho de funcionar

A primeira hipótese para o purificador não gelar direito é a falta de energia suficiente para o aparelho. Caso a intensidade da energia seja baixa, é fácil constatar que o purificador parou de gelar, gerando essa dor de cabeça. 

Como resolver

Tente analisar a fonte de alimentação de energia do aparelho, tirando-o da tomada e colocando novamente. A diferença de voltagem também interfere no bom funcionamento do purificador.

Outro ponto que precisa ser considerado é a temperatura do purificador. Geralmente, o aparelho possui modalidades de temperatura que mantém a água natural, fria ou gelada. Nesse sentido, quando o purificador não está ajustado corretamente, pode acontecer essa desregulação e por consequência, a água não gela.

Com o manual de instruções em mãos, analise com cuidado como funciona a regulação de temperatura do aparelho, com o fim de encontrar as informações que ajudem a regular o purificador corretamente, principalmente em dias mais quentes.  

Retirar água várias vezes do aparelho

Quando recebemos visita em casa, é comum que durante um papo e outro o consumo de água aumente, retirando assim vários copos de água seguidos. Com isso, o purificador demora mais para gelar a água, o que é algo normal. 

Como resolver  

Basta aguardar um momento até que o aparelho consiga se restabelecer e assim fornecer água gelada completamente. Até que isso aconteça, uma boa opção é oferecer pedras de gelo no copo de água para servir às visitas em casa.

Entupimento na tubulação

Para ter certeza de que o fluxo da água está saindo corretamente, é preciso descartar o entupimento na tubulação. Verifique com um profissional qualificado como funcionam as tubulações da casa e se a pressão da água está adequada, como mencionaremos na dica seguinte.

Como resolver 

Abra as demais torneiras da casa e analise se a pressão da água está normalizada, se estiver baixa, ela não tem força para chegar até o purificador.

Caso não esteja, verifique se é possível acionar um profissional para analisar e resolver o problema das tubulações, geralmente com um encanador de confiança. Se não for encontrado nenhum problema na tubulação, passe para a etapa abaixo.

Instalação mal-feita

Por desconhecimento, pode acontecer de o aparelho ser instalado incorretamente em uma residência. Como resolver? Acione um profissional qualificado para analisar se o purificador está bem instalado na tomada e na tubulação que fornece a água ao aparelho. 

Limpeza

De tempos em tempos, é importante realizar uma limpeza no aparelho para que partículas de sujeira não se acumulem e dificultem o seu funcionamento correto. 

Como resolver? Basta usar um pano limpo e úmido na parte de trás, nos tubos do purificador e em toda a parte externa do aparelho de maneira periódica.

É importante também não deixar o aparelho exposto ao sol e à umidade, o que também contribui para o desgaste do purificador de água. 

Falta de gás ou problemas nas válvulas internas do purificador 

A falta de gás na parte interna impossibilita o bom resfriamento do aparelho, o que consequentemente gela a água. Por isso, caso tenha algum problema no gás ou nas válvulas internas que levam a água, é preciso repor esse gás e consertar as válvulas.

Nesse caso, é muito importante acionar um profissional competente para analisar o caso e assim consertar o aparelho. Aqui na Buritis Assistência Técnica temos profissionais qualificados e preparados para analisar cada caso e encontrar a melhor forma de resolvê-lo. Entre em contato agora mesmo!