O micro-ondas é um aparelho doméstico prático e bastante utilizado no dia a dia, principalmente para quem mora sozinho (a), facilitando na hora de esquentar ou preparar algum alimento de forma rápida. Mas, e quando o prato do micro-ondas não gira, o que fazer?
Por ser um eletrônico criado de forma engenhosa, é fácil identificar quando algo não está funcionando direito. Neste artigo, vamos listar o que pode gerar o problema e como resolver. Boa leitura!
Prato do micro-ondas não gira: o que pode ser?
O prato do micro-ondas precisa girar para aquecer os alimentos em seu interior, essa é a premissa básica de funcionamento do aparelho, alimentado pela energia elétrica. Assim, ligado na tomada e com a porta fechada, ele inicia o seu funcionamento.
Se a energia elétrica estiver oscilando ou a porta estiver aberta, o aparelho não ativa corretamente as suas funções, ou seja, o prato do micro-ondas não gira.
Outro ponto para se analisar é o anel giratório que sustenta o prato na parte interior do micro-ondas, já que restos de alimentos podem se acumular na peça, gerando dificuldade no movimento giratório.
Uma limpeza periódica já resolve o problema e evita que o prato do micro-ondas não gire quando você precisa. Usar um prato maior do que o recomendado ou muitos alimentos para aquecer de uma só vez, também impedem o funcionamento adequado do seu aparelho.
Pontos de atenção: analisando o funcionamento do aparelho
Todo aparelho eletrônico precisa estar bem ajustado para funcionar corretamente, no caso do micro-ondas algumas etapas precisam ser seguidas para isso acontecer:
- Energia elétrica estável e compatível com a voltagem do micro-ondas
- Ambiente adequado para o seu funcionamento
- Prato interno com anel giratório
- Manter a porta fechada para o micro-ondas funcionar corretamente
- Analisar se a função de programar o tempo de cozimento e aquecimento está correta
A partir destas informações, fica fácil entender como o micro-ondas funciona e assim mantê-lo íntegro a cada uso.
Qual é a posição certa do prato do micro-ondas?
Ele não deve estar de cabeça para baixo, caso contrário, realmente a peça não vai girar corretamente no interior do micro-ondas. O prato deve se encaixar (parte lisa para baixo) no anel giratório.
Posso usar o prato do micro-ondas para esquentar algo no forno convencional?
Não é indicado. A temperatura do forno e do micro-ondas são diferentes, portanto, pode ocasionar na rachadura e quebra do prato.
É possível usar o micro-ondas sem o prato dentro?
O mais indicado é que isso não seja feito, afinal, pode-se acumular restos de alimentos em seu interior, danificando o aparelho a longo prazo e é fácil perceber que o prato do micro-ondas não está girando.
O prato do meu micro-ondas quebrou, posso comprar outro?
Quando o prato do micro-ondas quebrar por qualquer motivo, basta se dirigir até uma loja própria de equipamentos para micro-ondas e solicitar um prato compatível com o seu aparelho, bem como o tamanho adequado.
Observe que existem soluções para os problemas do dia a dia, não tendo a necessidade de comprar outro micro-ondas, a não ser que ele apresente um problema de fábrica mais grave e impossível de resolver.
Quando o micro-ondas apresenta um problema mais grave?
Após entender como o micro-ondas funciona e os motivos pelos quais o prato não está girando, outros problemas podem estar impedindo o bom funcionamento do aparelho. Confira a seguir alguns sinais de alerta:
- O alimento está demorando muito tempo para esquentar ou preparar
- O teclado numérico não está funcionando direito, travando o sistema
- O micro-ondas está emitindo barulhos e ruídos altos
- Juntas da porta estão desgastadas
- Desligamento do aparelho sem motivo aparente
Esses problemas são comuns, principalmente devido ao uso constante do aparelho. Mas, para analisar de forma adequada o problema, é imprescindível contar com a ajuda de um profissional qualificado que irá investigar o real problema do seu micro-ondas:
- Se vai precisar trocar peças e quais são
- Tempo de conserto
- Valor do serviço
- Quanto tempo o aparelho vai durar após a troca das peças e conserto
Não deixe de fazer perguntas e tirar as suas dúvidas com o profissional, a fim de que ambas as partes entendam a necessidade e a solução do problema. Entre em contato conosco e agende uma avaliação!