O refrigerador é um dos eletrodomésticos mais comuns do nosso dia a dia, mas precisamos considerar alguns detalhes para configurar a temperatura ideal da geladeira.
É importante regular a temperatura adequada do eletrodoméstico, para preservar os produtos guardados no equipamento e evitar problemas na hora de cozinhar. Por exemplo, quando vamos pegar um ingrediente e o alimento está totalmente congelado, principalmente em situações em que a temperatura ambiente já está mais baixa, ou quando as comidas não estão geladas o suficiente.
Para que esses inconvenientes não aconteçam, é preciso verificar sempre a temperatura selecionada do refrigerador. Tanto nos modelos que utilizam termômetros digitais quanto os modelos analógicos, já que eles estão presentes em todos os tipos desses eletrodomésticos.
Antes de revelar a temperatura ideal, precisamos considerar alguns pontos para escolher a que mais se adequa a nossa realidade. Vamos listá-los a seguir.
Quantidade de alimentos
A quantidade de alimentos é uma característica importante a ser observada antes de regular a temperatura da geladeira.
O recomendado é que você analise quantos mantimentos estão sendo guardados, assim como a temperatura do ambiente. Ou seja, a temperatura perfeita vai depender da quantidade de alimento presente nas prateleiras do eletrodoméstico e também se está frio, calor ou um clima agradável.
Considerando isso, a temperatura no mínimo é recomendada quando existem poucas comidas no refrigerador e o clima está abaixo dos 25 ºC. Já a temperatura média,
se há uma quantidade razoável de alimentos e o clima está entre 25 ºC e 30 ºC; Enquanto a temperatura no máximo é utilizada quando existe uma boa quantidade de itens e o tempo fique acima dos 30 ºC.
Quantidade de vezes que a porta do refrigerador é aberta
Outra característica ideal a ser considerada, antes de determinar a temperatura ideal da sua geladeira, é a quantidade de vezes que a porta do eletrodoméstico é aberta. Se o aparelho é aberto várias vezes ao dia, a temperatura no interior do equipamento dificilmente vai se estabilizar.
A abertura frequente das portas da geladeira faz com que o eletrodoméstico não consiga manter uma temperatura contínua, com isso a interferência exterior influencia diretamente no funcionamento e no clima interno do aparelho.
Considerando isso, se há o desejo de que os produtos fiquem na temperatura adequada, é recomendável que a porta não seja aberta muitas vezes. Caso seja extremamente necessário abrir em vários momentos, deve-se evitar ao máximo a troca de temperatura com o ambiente externo. Ou seja, não deixar a porta aberta para evitar a troca de calor.
Temperatura dos alimentos
A temperatura ideal para a conservação de cada alimento também deve ser considerada. Desse modo, os equipamentos atuais reservam compartimentos específicos para cada produto, como as gavetas para verduras, frutas e até mesmo os espaços reservados para leite e derivados.
Considerando isso, a temperatura atingida em cada região do equipamento deve ser adequada ao alimento e determinada no desenvolvimento do eletrodoméstico.
Não deixe o aparelho perto de fonte de calor
Além disso, para não afetar a temperatura do equipamento, a geladeira deve ficar distante de outros aparelhos que emitem fonte de calor, como o forno e o fogão. Além disso, evite deixar a geladeira em locais onde bate sol constantemente.
Os cuidados são necessários para respeitar a funcionalidade do produto, que é a de resfriar os alimentos. Caso a característica seja desrespeitada, o equipamento pode gastar mais energia elétrica para cumprir o objetivo ou, até mesmo, não conseguir cumpri-lo.
Você encontra neste link os principais motivos que afetam seu refrigerador, quando sua geladeira liga mas não gela os produtos.
Afinal, qual é a temperatura ideal da geladeira?
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que o termômetro dos refrigeradores fique abaixo dos 5ºC. No entanto, ainda há alguns pontos que precisam ser levados em consideração para determinar a temperatura do equipamento, que vamos listar a seguir.
No entanto, não existe uma temperatura específica na qual devemos manter as geladeiras, uma vez que existem diversos modelos, marcas e especificações de refrigeradores. Assim, não há uma temperatura correta para todos os aparelhos existentes ao redor do mundo, que estão espalhadas pelas casas dos indivíduos.
Buritis Assistência Técnica
Caso a sua geladeira não esteja funcionando de maneira adequada, a Buritis Assistência Técnica pode te ajudar. Os técnicos da empresa são especialistas no reparo desse tipo de eletrodoméstico.
A empresa atende as principais marcas do mercado e o pagamento pode ser feito por cartão de crédito. Para um orçamento, basta entrar em contato nos canais disponibilizados neste link. Outros conteúdos sobre eletrodomésticos estão disponíveis em nosso blog.